• qua. fev 21st, 2024

Famtour em Alcinópolis e Costa Rica promove destinos turísticos de MS em uma jornada inesquecível

PorDa Redação

8 dez 2023
Alcinópolis e Costa Rica são referências do turismo no Norte de MS. Foto: Assessoria
Alcinópolis e Costa Rica são referências do turismo no Norte de MS. Foto: Assessoria

Alcinópolis e Costa Rica, dois municípios da Rota Cerrado Pantanal, na região norte de Mato Grosso do Sul, são riquíssimos em biodiversidade, belezas naturais e despontam como destinos imperdíveis.

Para promover essa região turística em Mato Grosso do Sul, a Fundação de Turismo do Estado (FundturMS), prefeituras de Alcinópolis e Costa Rica, realizaram uma famtour com agências e operadoras regionais, proporcionando experiências autênticas e enriquecedoras com o intuito de contribuir para o aumento das ofertas turísticas no Estado. Diversos atrativos dos municípios, verdadeiros tesouros turísticos de Mato Grosso do Sul, fizeram parte do roteiro:

Alcinópolis: capital Estadual da arte rupestre

Considerada a capitalConsiderada a capital da arte rupestre no Mato Grosso do Sul, Alcinópolis (@visitealcinopolis) tem como atrações inúmeras grutas, cânions, pinturas rupestres, animais silvestres e paisagens exuberantes.

Alcinópolis, embora seja uma cidade de tamanho modesto, com pouco mais de cinco mil habitantes, revela-se como um tesouro intocado na região Centro-Oeste. É um paraíso para os amantes do ecoturismo, abrigando três Unidades de Conservação municipais e uma parte significativa do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari.

• Serra do Barro Branco

Localizada a 9 km do centro da cidade, a Serra do Barro Branco oferece uma fusão única de mirantes espetaculares e sítios arqueológicos. A trilha até a Gruta do Barro Branco, com suas inscrições rupestres que datam de 2 a 12 mil anos, revela não apenas a história, mas também formações rochosas curiosas, como a mão pintada na parede. Foi uma sensação de surpresa e descobrimento em cada passo caminhado na gruta.

.

• Monumento Natural Municipal Serra do Bom Jardim

Esta unidade de conservação não apenas abriga vários sítios arqueológicos, mas também facilita o acesso por meio de trilhas. O Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, com sua maior concentração de inscrições rupestres no estado, é uma verdadeira cápsula do tempo, revelando vestígios que remontam a até 10.735 anos.

A Trilha do Pôr do Sol, com seus mirantes deslumbrantes, oferece uma visão panorâmica de tirar o fôlego, destacando a transição biogeográfica dos platôs do Cerrado para a planície pantaneira.

• Monumento Natural Serra do Bom Sucesso

Próximo ao município, este monumento com mais de 2000 hectares preserva sítios arqueológicos, como a Gruta do Pitoco. A visita guiada proporciona uma exploração segura das pinturas e gravuras rupestres, além de vistas panorâmicas e paisagens deslumbrantes. A infraestrutura de segurança na Gruta do Pitoco oferece uma experiência única, permitindo a exploração de passagens subterrâneas com formações de arenito e a observação de pinturas rupestres.

Costa Rica: ecoturismo envolvente

Costa Rica (@turismocostaricamsbrasil), localizada no norte do Mato Grosso do Sul, surge como um convite ao ecoturismo, turismo de aventura e cultural destacando-se por sua rica biodiversidade e uma variedade de atividades ao ar livre. Um destino repleto de atividades para fazer com a família e se divertir.

• Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari

Com uma área de 30 mil hectares, este parque é um corredor ecológico entre o Cerrado e o Pantanal. As trilhas ao longo dos cânions oferecem uma visão espetacular da região, destacando a importância ambiental e cultural da região. Com vestígios de ocupação humana que remontam a até 11 mil anos atrás. Foi uma grande experiência para todos.

• Parque Natural Municipal da Lage

A visita ao Parque Natural Municipal da Lage foi uma experiência incrível! Localizado às margens da rodovia MS-306, a 17 km do centro de Costa Rica/MS, o passeio proporcionou momentos de conexão com a natureza, e é um ambiente de pura diversão e relaxamento para toda a família. Ao adentrar as dependências do parque, fomos recebidos por uma atmosfera acolhedora, com ótima infraestrutura de piscina natural sendo perfeito para refrescar-se e desfrutar da natureza. A piscina de biribol e as piscinas com toboáguas adicionam, doses extras de diversão e aventura no local.

• Água Santa

Uma lagoa de água onde ninguém afunda. Assim é a Água Santa da Capela, resultado de um conjunto de minas que jorram água proveniente de um profundo lençol freático. As curiosidades não param por aí. A água da lagoa agita ao barulho de palmas e a areia, em atrito com as mãos, gera um som parecido ao de uma cuíca. Certamente um passeio diferente e relaxante.

• Rancho Maranata – Restaurante

Nossa parada de almoço foi no Rancho Maranata e fomos recebidos com muito carinho pela equipe local, o rancho é uma parada obrigatória. Possui uma área de banho no rio e possibilita descanso depois de aventuras em Costa Rica.

• Parque Nacional das Emas

Reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, o parque oferece 354 km de trilhas, safáris e aventura no rio Formoso para exploração. O passeio de boia cross no rio Formoso, realizado pela Cerrado Extremo, trouxe diversão e aventura ao grupo, destacando a riqueza natural da região. O Parque das Emas, acessado pela entrada do município, é uma riqueza em Costa Rica, apresentando campos verdes, chapadões e a incrível experiência de descer o rio Formoso em passeios aquáticos.

• Camping Cerrado Extremo

Encerrando a noite de maneira memorável, exploramos o Camping Cerrado Extremo, onde o Fabiano nos recebeu em um ambiente acolhedor, repleto de áreas de camping, redários, espaços para fogueiras e instalações sanitárias. Um autêntico camping para os amantes do acampamento.

• Eco Pousada Ravenala

Tivemos a oportunidade de conhecer um modelo de eco pousada, transformando um espaço de 6 mil metros quadrados, anteriormente utilizado como depósito de um viveiro, em uma linda pousada com foco na bioconstrução. A pousada apresenta dois chalés de bioconstrução feitos de barro, utilizando a técnica de Taipa de Mão, um processo tradicional da região. Uma verdadeira experiência aconchegante.

• Museu Interativo “Nelson Silva Soares”

O museu proporcionou uma jornada virtual pelas paisagens de Costa Rica, destacando a terra, o homem, a biodiversidade e a cultura. Sua infraestrutura impressionante cativou a todos os visitantes, oferecendo uma imersão única na história e na natureza da região. De fato, foi uma grande experiência visitar o local, ficamos todos impressionados.

• Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú

O principal cartão-postal de Costa Rica, o Salto Majestoso, com 64 metros de altura, cercado de vegetação nativa, foi uma experiência única. O parque oferece atividades para todas as idades, desde trilhas autoguiadas até rapel, garantindo emoção e contato direto com a natureza. As trilhas autoguiadas proporcionam um contato direto com a fauna e flora típicas do cerrado, enquanto as atividades de aventura são conduzidas por especialistas, garantindo proteção ao usuário e à natureza. Apesar da chuva que pegamos foi super bonito conhecer e ver a linda cachoeira.

Este Famtour foi mais do que uma jornada turística, foi uma imersão na riqueza natural, histórica e cultural de Mato Grosso do Sul. Que esses destinos, agora revelados em detalhes, possam continuar atraindo visitantes em busca de experiências autênticas, consolidando o Estado como um polo turístico brasileiro diversificado e encantador.

Depoimento de empresários que participaram da famtour

Tânia Passos Viagem – “Costa Rica (MS) proporcionou uma experiência enriquecedora, destacando a beleza natural da região e a hospitalidade local. A diversidade de atrações, desde a fauna exuberante tornou a visita memorável, promovendo o turismo na região. Já em Alcinópolis (MS) foi uma imersão fascinante na autenticidade da cultura local. A visita guiada permitiu explorar as tradições da comunidade, enquanto as paisagens deslumbrantes ressaltaram a importância de preservar esse tesouro. Uma experiência que destaca a riqueza cultural e natural da região.”

Tapirus Caminhos e Caminhadas – “A nossa visita as cidades e atrativos de Alcinópolis e Costa Rica, afirmaram o que a gente já sabia, nosso MS, não perde nada para outros destinos de natureza no Brasil. Este Fumtour também serviu para confirmar uma antiga descoberta nossa, de que o Trekking não nos leva apenas a belos lugares, ele nos leva também a pessoas incríveis!”

Vertical Aventura – “Participei de um famtour verdadeiramente incrível! Explorei duas cidades com um potencial turístico gigantesco. Em Alcinópolis, fiquei impressionado com a determinação e paixão dos condutores em ver a cidade prosperar, oferecendo roteiros e trilhas excepcionalmente elaborados! Em Costa Rica, encontrei condutores altamente treinados e capacitados, além de uma estrutura impressionante nos parques. É evidente que há um enorme potencial de crescimento nessa região.”

Impacto Ecoturismo – “Gostaria de agradecer a Fundtur e as secretarias de turismo de Alcinópolis e Costa Rica, como também aos empresários, por ter nos proporcionado momentos únicos junto as belezas naturais da região. Vamos agora todos juntos ajudar na divulgação e comercialização de mais um produto para nosso Estado. Esta ação foi muito importante para que estes dois destinos possam ser conhecidos e divulgados no Estado, no Brasil e no mundo. Contem com a Impacto Ecoturismo!”

Rota Aventura – Roteiros de Bike – “Alcinópolis e Costa Rica são destinos hospitaleiros e de belas paisagens. Cada um com peculiaridades e atrações únicas. Alcinópolis chama atenção pela cidade acolhedora, limpa e com uma estrutura simples, porém muito bem organizada. Os passeios são únicos e as pinturas rupestres é o cartão postal. Costa Rica já está mais bem estruturada, chamando atenção para os Parques muito bem estruturados e com diversas atividades.”

Texto: Edson Moroni – gerente de Inovação da Fundtur MS