• qua. fev 28th, 2024

Mel do Pantanal é destaque em feira de turismo rural em Campo Grande

“Circuito do Mel do Pantanal” integra a programação da 19ª edição da Ruraltur, que acontece entre os dias 12 e 14 de dezembro, na Feira Central

PorDa Redação

28 nov 2023
Mel é destaque em MS
Mel é destaque em MS

O mel encontrado no Pantanal de Mato Grosso do Sul é matéria-prima para quem quer empreender com um produto de alto valor agregado. Ele é tão único que faz parte da lista dos 100 produtos brasileiros com certificação de Identificação Geográfica (IG), registrada e emitida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Para divulgar esse potencial do mel do Pantanal, e fortalecer ainda mais a cadeia produtiva, o “Circuito do Mel do Pantanal” será realizado em Campo Grande, integrando a programação da 19ª edição da Ruraltur, feira de turismo rural que acontece pela primeira vez no estado, entre os dias 12 e 14 de dezembro, na Feira Central.

Gilberto Adão dos Santos, apicultor de Aquidauana, defende a peculiaridade do mel do Pantanal devido à diversidade da flora encontrada na região. “O mel do Pantanal tem um sabor e um aroma totalmente diferente de qualquer outro por causa da florada do bioma. A nossa florada aqui é muito diversa, são mais de 200 espécies de planta catalogadas, onde as abelhas visitam para retirar o néctar. Elas que escolhem o que ‘querem pegar’ e escolhendo o melhor, resulta no melhor mel que vem para nós. Por isso, ele se destaca”, explica.

Ele é proprietário do Apiário Santos e será um dos expositores na Ruraltur, e aposta que o evento será a oportunidade de dar mais visibilidade ao mel do Pantanal, que segundo ele, é um dos “melhores do mundo”. “A Ruraltur, para a gente como apicultor, vem ao encontro com o que queremos, que é a divulgação do mel do Pantanal. É por isso que a gente está fazendo um trabalho de estar nessa feira, para mostrar o verdadeiro mel do Pantanal, com certificado de origem, o mel com IG”.

Para os apicultores da região, o mel produzido em terras pantaneiras representa uma grande oportunidade de negócio e uma alternativa sustentável de geração de renda, por isso, o Sebrae/MS, via programa Pró Pantanal, vem executando ações para valorização do produto e fortalecimento do segmento. O alimento, produzido em conformidade com a preservação ambiental, também abre possibilidades para os produtores – neste caso, para os apicultores da região e comunidades pantaneiras.

Esse é o caso da Associação Leste-Pantaneira de Apicultores (Alespana), que conta com associados de Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Nioaque e Terenos. Para um dos sócios da entidade, Márcio César Seixas, que também é médico veterinário e apicultor, a promessa com a Ruraltur é alcançar ainda mais mercados. Atualmente, ele produz nos municípios de Aquidauana e Anastácio e já entrega em seis cidades do estado. “Comercializo o meu mel com o serviço de inspeção estadual e tenho apoio do Sebrae no Pró Pantanal. A expectativa com a feira é mostrar ter contatos com os apicultores e com o mercado consumidor, para uma maior visibilidade do produto”, comenta.

Mel em destaque

Entre os dias 12 e 14 de dezembro, o Circuito do Mel do Pantanal contará com expositores e espaço de visitação, com informações e demonstração de espécies de vegetação e pasto apícola do Pantanal, tipo de abelhas e a importância desse inseto na natureza, alimentação e como negócio, orientação para envase, equipamentos de extração de mel, selo IG Mel do Pantanal e demais usos do produto, como artesanato, medicamentos, cosméticos, entre outros.

Além disso, uma exposição estará aberta para o público conhecer os equipamentos e materiais de seguranças voltadas à extração do mel, o produto envasado de diferentes floradas, com degustação; e também seus derivados, como própolis, pólen e geleia real. A programação também prevê a realização de reuniões para articulação de membros da cadeia, palestras sobre Indicação Geográfica, associativismo e cooperativismo na cadeia do Mel; workshops sobre formalização de apiários e do mel do Pantanal, aspectos técnicos e fomento à produção do mel no Pantanal, entre outras iniciativas.

Essa ampla programação tem a parceria das seguintes entidades: Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Associação dos Apicultores Mel do Pantanal (Cofenal), Embrapa Pantanal, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Senar e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para conferir, os interessados devem acessar ruraltur.ms.sebrae.com.br.

Sobre a Ruraltur

Iniciativa do Sebrae, com apoio da Fundação de Turismo (Fundtur), essa edição da Ruraltur possui a temática “Isto é Mato Grosso do Sul” e contará com mais de 250 expositores locais e de outros sete estados do país, além de pacotes especiais com experiências únicas para quem quer vivenciar os destinos do estado. O evento também terá rodada de negócios e palestras para conectar os atrativos regionais aos grandes players do mercado, possibilitando troca de experiências.

Em um país com uma rica diversidade cultural e natural, a Ruraltur vem para mostrar o turismo rural autêntico e contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e experiências. Para ver de perto o que Mato Grosso do Sul tem a oferecer, os participantes poderão se inscrever para participar de vivências de turismo rural ofertadas em destinos de Campo Grande e região. As experiências serão pagas pelos interessados. Para mais informações e inscrições na 19ª Ruraltur, os interessados devem acessar: ruraltur.ms.sebrae.com.br.

Fonte: Assessoria