• qua. fev 28th, 2024

Banhado por 4 rios, Paraíso das Águas é refúgio no coração de MS

Município quer se consolidar como opção turística em Mato Grosso do Sul

PorDa Redação

28 out 2023
Cachoeira do Muquém é uma das mais conhecidas na região. Foto: Divulgação
Cachoeira do Muquém é uma das mais conhecidas na região. Foto: Divulgação

Localizado a aproximadamente 280 quilômetros de Campo Grande, o município de Paraíso das Águas, parte integrante da Rota Cerrado Pantanal, faz jus ao nome e busca consolidar-se como destino turístico em Mato Grosso do Sul. O território banhado pelos rios Paraíso, Sucuriú, São Domingos e Rio Verde oferece variadas experiências como trilhas em meio à natureza, cachoeiras, descidas de rafting e até passeio por uma gruta.

Com pouco mais de 5.600 habitantes, “Paraíso” está se estruturando para abrir as portas e receber cada vez mais novos turistas. Em maio, a prefeitura se reuniu com os proprietários da Fazenda Rancho Alegre, onde estão dois importantes atrativos, a Cachoeira do Muquém e a Ressurgência Areia Encantada.

O objetivo foi firmar um termo de cooperação entre o setor público e o privado para exploração dos atrativos. Outro importante atrativo, a Gruta da Fazenda Stella, está localizado dentro da Fazenda Stella III. Por isso, todos os passeios precisam ser previamente agendados, preferencialmente por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, e deve contar com a presença de um guia.

No município de Paraíso das Águas, a maior parte das atrações turísticas estão relacionadas ao meio ambiente. A Área de Preservação Ambiental (APA) do rio Sucuriú, por exemplo, oferece a oportunidade de trilhas guiadas que permitem a contemplação da riqueza dos recursos naturais. Além disso, a região da Ponte de Pedra proporciona a experiência de rafting.

Atrativos

A Cachoeira do Muquém, localizada na Fazenda Rancho Alegre, é de fácil acesso e é reconhecida por sua queda de 5 metros no rio Muquém, atraindo visitantes com uma piscina natural perfeita para banhos refrescantes. A Gruta Fazenda Stella, por sua vez, é um local fascinante que abriga vestígios de civilizações antigas.

onde a pressão constante da água debaixo para cima, faz com que qualquer corpo que entre nela não afunde, e também fica na Fazenda Rancho Alegre. Outra atração popular é a Ponte de Pedra, onde uma formação natural de pedras sobre o córrego Muquém proporciona uma paisagem espetacular e a oportunidade de embarcar em uma descida de rafting. 

Ressurgência Areia Encantada. Foto: Divulgação
Ressurgência Areia Encantada. Foto: Divulgação

Para os apreciadores da culinária tradicional, o Queijo do Brun é um verdadeiro ícone, celebrado como uma iguaria sul-mato-grossense. Esse estabelecimento, situado em um antigo lote do Assentamento Sucuriú, vem aprimorando sua receita há mais de uma década e já conquistou reconhecimento internacional.

Pesca

A pesca desempenha um papel importante em Paraíso das Águas, com um foco predominante na pesca amadora, especialmente a pesca de barranco com utilização de vara de mão nos rios Paraíso, Sucuriú, São Domingos e Rio Verde. O uso de embarcações, molinetes e carretilhas é registrado principalmente no rio Sucuriú, devido às diferenças de porte entre os rios. Além disso, as espécies de peixes de interesse para a pesca são mais comuns no rio Sucuriú.