• qua. fev 28th, 2024

Aventura: 5 lugares para conhecer em Costa Rica-MS e se encantar

Costa Rica é banhado pelo rio Sucuriú e berço de cachoeiras

PorDa Redação

26 out 2023
5 lugares para conhecer em Costa Rica-MS. Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú é o cartão postal de Costa Rica-MS. Foto: Assessoria
Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú é o cartão postal de Costa Rica-MS. Foto: Assessoria

Aqui, você ficará por dentro de 5 lugares para conhecer em Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Localizado a aproximadamente 380 quilômetros de Campo Grande, este município, banhado pelo rio Sucuriú, é um verdadeiro paraíso de cachoeiras e tem ganhado destaque nacional como a ‘Capital dos Esportes de Aventura‘, por sediar competições de canoagem, mountain bike, motocross e muito mais.

5 lugares para conhecer em Costa Rica-MS

1 – Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú

No Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, você encontrará o principal cartão-postal de Costa Rica-MS: o Salto do Majestoso, uma deslumbrante queda d’água com 64 metros de altura, cercada por vegetação nativa. Do topo da cachoeira, é possível apreciar a beleza e a grandiosidade do parque, que foi cuidadosamente estruturado para proporcionar conforto e segurança aos visitantes, sem prejudicar o meio ambiente.

Com mais de 70 hectares de extensão, o parque oferece uma variedade de atividades de lazer e aventura para todas as idades. Arvorismo, rapel e tirolesas garantem fortes emoções para aqueles que buscam adrenalina. As trilhas autoguiadas e o circuito de arvorismo proporcionam um contato direto com a fauna e flora típicas do cerrado. Nas proximidades das piscinas abastecidas com água do Rio Sucuriú, você encontrará quiosques com churrasqueira, piscina de biribol, parquinho infantil, casa de souvenirs, além de restaurante, casa de sucos naturais e vestiários.

5 lugares para conhecer em Costa Rica-MS. Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, em Costa Rica-MS.
Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, em Costa Rica-MS, tem cachoeira exuberante. Foto: Assessoria

Todos os esportes de aventura oferecidos pelo Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú são conduzidos por condutores especializados para garantir a proteção dos usuários e do meio ambiente, e todas as atividades são seguradas.

O local fica a aproximadamente 2 quilômetros do centro da cidade, seguindo pela rodovia MS-316, sentido Paraíso das Águas, e funciona de terça a domingo e feriados, das 8h às 17h. Lá, é possível encontrar lanchonete, casa de sucos, quiosques, piscinas naturais, sanitários, vestiários, estacionamento e parque infantil.

2 – Água Santa da Capela

Água Santa da Capela é uma lagoa de água onde ninguém afunda, resultado de um conjunto de minas que jorram água de um profundo lençol freático. As curiosidades não param por aí: a água da lagoa agita-se ao som de palmas, e a areia, quando atritada pelas mãos, produz um som semelhante ao de uma cuíca. Certamente, um passeio diferente e relaxante.

5 lugares para conhecer em Costa Rica-MS. Água Santa da Capela, uma lagoa de água onde ninguém afunda
Água Santa da Capela, uma lagoa de água onde ninguém afunda. Foto: Assessoria

O local fica a 35 quilômetros do centro de Costa Rica-MS, e o acesso é permitido apenas com guias autorizados, diariamente, das 7h às 17h. As visitas devem ser agendadas através da Secretaria Municipal de Turismo de Costa Rica-MS, pelo telefone (67) 3247-7070.

3 – Cachoeira das Araras

Escondida em um vale profundo está a Cachoeira das Araras, uma queda d’água de 30 metros de altura de beleza estonteante. Na base da cachoeira, uma lagoa natural se forma, com uma pequena praia de areia à sua margem, tornando o local adequado para toda a família. O ambiente é cercado de vegetação, sombra e umidade, proporcionando um verdadeiro refúgio em Costa Rica-MS.

5 lugares para conhecer em Costa Rica-MS. Cachoeira das Araras
Cachoeira das Araras tem uma queda d’água de 30 metros de altura de beleza estonteante. Foto: Assessoria

O local fica a 45 quilômetros do centro de Costa Rica-MS, com acesso pela rodovia MS-135 e BR-359, no sentido Alcinópolis-MS. O horário de abertura é das 7h às 17h, diariamente. Para agendar uma visita, é necessário entrar em contato com Sandra ou Fátima pelo telefone (67) 98443-5173, ou através da Secretaria Municipal de Turismo, pelo telefone (67) 3247-7070.

4 – Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari

O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari é um local de grande beleza cênica e importância ambiental e cultural. Sua paisagem é composta por florestas, campos, nascentes d’água, chapadas e cânions, criando um horizonte variado e deslumbrante, especialmente ao pôr do sol.

O parque ocupa uma área de 30 mil hectares entre os municípios de Costa Rica-MS e Alcinópolis-MS, na transição dos biomas cerrado e Pantanal. Por estar localizado nesse importante corredor ecológico, abriga uma rica diversidade de animais silvestres de ambos os ecossistemas, incluindo araras, antas, tamanduás-bandeira, primatas e felinos.

5 lugares para conhecer em Costa Rica-MS. Parque Estadual - Nascentes do Rio Taquari
Visitar o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari é uma experiência singular. Foto: Assessoria

Espalhados pelo parque, você encontrará sítios arqueológicos que revelam vestígios de ocupação humana de até 11 mil anos atrás. Abrigos em cavernas, pinturas rupestres e antigas rotas mostram que diferentes grupos habitaram o local em fases distintas, enchendo de história e mistério esse lugar já tão especial.

Visitar o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari é uma experiência singular. Agende a sua trilha contemplativa guiada por monitores e surpreenda-se com mais esse atrativo de Costa Rica-MS. Este local fica a 45 quilômetros do centro de Costa Rica-MS, e o acesso é permitido somente com guias autorizados. Agende a sua visita pelos telefones (67) 3247-7070.

5 – Cachoeira da Rapadura

Rapadura é o destino certo para quem deseja desfrutar de um revigorante banho de cachoeira. Com água cristalina e cercada por mata virgem, a Cachoeira da Rapadura oferece uma sequência de pequenas quedas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Sucuriú.

5 lugares para conhecer em Costa Rica-MS. Cachoeira da Rapadura
Cachoeira da Rapadura fica a 41 quilômetros do centro da cidade. Foto: Assessoria

Além de proporcionar descanso e belas paisagens, o local também é ideal para a prática de trilhas de diferentes níveis de dificuldade. O local fica a 41 quilômetros do centro da cidade e o acesso é feito somente com guias autorizados. Interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Turismo de Costa Rica-MS pelo telefone 67 3247-7070.