• qua. fev 21st, 2024

Festival Gastronômico com Mandioca em Pedro Gomes reúne cultura, sabor e tradição

PorDa Redação

5 set 2023
image (2)

Foi realizado no sábado, dia 02, no Clube do Laço Bonanza, em Pedro Gomes, o 2º Festival Gastronômico com Mandioca, evento que tem como objetivo fortalecer a cultura e o turismo do município. A festa foi organizada pela Prefeitura, por meio da Semtur (Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente), com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Foi montada pelo município uma grande estrutura para que as famílias de pequenos produtores da região pudessem expor à venda seus produtos. O grande destaque foi o concurso de pratos típicos à base de mandioca, com 14 concorrentes avaliados por uma banca de jurados com representantes do Senar/MS, Sebrae/MS, Senac e Rota Cerrado Pantanal.

Em primeiro lugar, na categoria pratos salgados, a vencedora foi a campeã da primeira edição, Rozangela, com sua Coxinha de Mandioca com Recheio de Peixe. Nos pratos doces, houve um empate técnico entre Rozangela e Jomara, levando o Pudim de Aipim com Calda de Vinho Tinto e o Pudim de Mandioca com Coco ao pódio desta edição.

Segundo a secretária Jackeline Figueiredo, titular da Semtur, o objetivo da festa foi destacar a culinária local e valorizar a agricultura familiar. “É muito importante, pois a mandioca é um alimento produzido com muita qualidade em nosso município, e trabalhamos com famílias de pequenos produtores, como da comunidade quilombola e assentamento Santa Maria. Também tivemos participantes da cidade, o que engrandeceu ainda mais o evento”, destacou.

Além das delícias gastronômicas, o festival teve uma atração musical especial com o grupo Samba Pop, renomado em Campo Grande, e o desfile do Concurso para escolha da Rainha, Princesa e Madrinha da Festão do Peão de Rodeio, que será realizada em novembro, quando o município completa 60 anos de emancipação político-administrativa. As vencedoras foram Ana Laura, Geovana e Joana.

“Este é um dos eventos mais importantes da Semtur. Estamos trabalhando para resgatar esse aspecto cultural do município e acredito que o festival é um dos mais importantes da região norte do Estado, onde temos diversos potenciais a serem explorados”, finalizou a secretária.