• qua. fev 28th, 2024

Coxim-MS tem Campeonato de Pesca e Festival da Praia no feriadão de 7 de Setembro

PorDa Redação

5 set 2023
Pesca no rio Taquari é um dos principais atrativos de Coxim
Pesca no rio Taquari é um dos principais atrativos de Coxim

Conhecida historicamente pela fartura de pescado nos rios Taquari e Coxim e pelo Pé-de-Cedro mais famoso do Brasil, a cidade de Coxim se prepara para sediar neste feriadão de 7 de setembro dois grandes eventos: o 3º Campeonato de Pesca Esportiva da Galera do Taquari e o Festival de Praia da Fundesporte, com diversas modalidades esportivas.

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro acontece o 3º Campeonato de Pesca Esportiva da Galera do Taquari, na Praça Noemia Serrou Camy, conhecida popularmente como Praça do Flutuante. São mais de R$ 100 mil em prêmios em três modalidades: pesca infantil, pesca em caiaque e pesca motorizada.

O Festival de Praia acontece no mesmo local, com diversas modalidades, como futvôlei, beach tennis, beach hand, vôlei de praia, entre outras atividades recreativas para toda a família. As inscrições para o vôlei de praia podem ser feitas na Gerência Municipal de Esportes, pelo (67) 9 99677 4149. As demais modalidades devem ser inscritas nas respectivas federações.

O Festival de Praia é  um evento do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (SETESCC) por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável  e Gerência de Esportes.

O 3º Campeonato de Pesca Esportiva da Galera do Taquari é organizado pela Galera do Taquari, um grupo formado por filhos de pescadores profissionais de Coxim, já em sua maioridade, que se organizam para praticar seu hobby e contribuir com o desenvolvimento da região por meio do turismo de pesca e esportes náuticos, além de se dedicar a ações sociais de ajuda aos mais necessitados. O evento tem apoio da Prefeitura, da Câmara Municipal, do mandato do deputado Junior Mochi, do Governo do Estado, entre outros diversos apoiadores e patrocinadores

Segurança total

A Capitania Fluvial, da Marinha do Brasil, já está presente na cidade, atendendo na Colônia de Pesca, para regularização de embarcações e de piloteiros e acompanhará todo o evento fluvial. O evento contará também com o suporte da Polícia Militar Ambiental, 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente e 5º Batalhão da Polícia Militar. A largada da categoria motorizada será por bateria de acordo com a potência dos motores: os mais potentes largam por último.

Cuidados com o meio ambiente

A empresa Rota Reciclagem, responsável pela gestão de recicláveis no município, estará fazendo a gestão ambiental de todo o evento, orientando o publico quanto à separação de materiais recicláveis. Além disso, cada equipe inscrita no Campeonato de Pesca recebe uma sacola para guardar os resíduos gerados e destiná-los adequadamente.

“A Prefeitura tem se dedicado cada vez mais nessa gestão para que possamos fazer uma entrega positiva e se reposicionar como destino turístico”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saimon Cândido.