• qua. fev 28th, 2024

Encontro de artes marciais e culturas: holandês combina judô e jiu-jitsu nas terras pantaneiras de Coxim

PorDa Redação

18 ago 2023
WhatsApp Image 2023-08-17 at 16.08.45

O holandês Robbert Klein Obbink, faixa marrom de judô e também faixa preta de jiu-jitsu, esteve em Coxim durante a segunda semana do mês de agosto visitando os pantanais da Terra do Pé de Cedro, onde aproveitou para conhecer os treinos de judô e jiu-jitsu do Arruda Team, do Sensei Jeferson Arruda, e também visitar a escola do campo da Fazenda Lambari.

Durante a visita ao Arruda Team, no dia 8 de agosto, Jeferson surpreendeu Robbert ao convidá-lo para fazer parte dos treinos, oferecendo-lhe um quimono emprestado, o qual foi rapidamente aceito pelo holandês que, com a ajuda de um intérprete, e também com comunicação gestual, interagiu com Arruda e seus alunos, participando ativamente das atividades de ambas as artes, o judô e o jiu-jitsu.

Ao final dos treinos o visitante agradeceu a todos pela cordialidade e disse sentir-se honrado em vestir o quimono do Sensei Jeferson Arruda, elogiando também sua performance como faixa preta e seu trabalho à frente do time.

No dia seguinte foi a vez da Escola Antônio Torquato da Silva – Extensão Fazenda Lambari, localizada no Pantanal de Paiaguás, à 120 km da cidade, onde Robbert foi recepcionado pelo Prof. Marciel e pela professora-coordenadora Sueli, fazendo uma pequena palestra em sala de aula para alunos do 8º e 9º ano, durante aula de geografia, versando acerca das relações entre Brasil e Holanda, abordando também aspectos físicos, culturais e econômicos. Ao final da exposição o holandês respondeu a diversas perguntas dos alunos, que puderam tirar dúvidas de forma amistosa e conhecer mais detalhes sobre o tema.

Em seu país de origem Robbert é consultor em tecnologia da informação (T.I.) para administração de empresas e instituições, além de voluntário no terceiro setor para trabalhos sociais na África, e está em viagem pelo Brasil com interesse especial nos pantanais de Coxim, sua cultura e seu povo, e em breve deve publicar matéria sobre sua aventura em revista de viagem e turismo na Holanda.

Em Coxim o viajante teve apoio do Município através da Gerência Municipal de Turismo.