• qua. fev 28th, 2024

Arte em madeira maciça é destaque na Mostra Natural Arts na Capital

PorDa Redação

18 ago 2023
WhatsApp Image 2023-08-18 at 08.46.16

Recriar a beleza da madeira maciça descartada e transformá-la em verdadeiras obras de arte de relevância com sofisticação. Essa é a temática da Mostra Natural Arts assinada pela designer Renata Tavares que será realizada na Plaenge Experience Center, entre os dias 19 e 31 de agosto.

Nascida e criada em Mato Grosso do Sul, Renata Tavares traz consigo uma profunda conexão com a natureza, que se manifesta em sua abordagem única ao design. Formada em arquitetura e com 20 anos de experiência em design gráfico, Renata trilhou um caminho notável, colaborando com marcas de renome e aprofundando-se em Design Thinking na Universidade Stanford (EUA). Seu retorno a Campo Grande marcou o início de uma nova fase em sua carreira, culminando na criação do Atelier RT, uma expressão autêntica de criatividade e elegância.

Reimaginando a madeira com elegância

Desde a fundação, o Atelier RT possui a missão de transformar a madeira natural em peças de alta qualidade e acabamento sem igual.

Com perícia no manuseio matéria-prima e nas técnicas de fabricação, a marca se destaca ao resgatar a beleza esquecida da madeira descartada, contribuindo para a sustentabilidade e criando peças surpreendentemente versáteis.

Os móveis de madeira do Atelier RT não somente trazem sofisticação, mas também refletem um compromisso com o meio ambiente. Cada peça celebra a riqueza natural da madeira, harmonizando-se perfeitamente com a estética e a sustentabilidade.

O processo integrado do Atelier garante a qualidade premium da madeira, uma execução impecável e acabamentos sofisticados em uma paleta de tonalidades impressionante.

Peças e designs únicos

Entre os modelos de peças que estão em exposição na Mostra Natural Arts estão o Puff Diamantado e a Poltrona Origami.

Durante a produção do Puff Canaã, de forma arredondada, em forma de um seixo, muito comum de se encontrar nas margens dos rios do Pantanal, era necessário fazer cortes em motosserra para facilitar o processo de lixa e produção. Nessa etapa os cortes deixavam a madeira com cortes quadrados.

Renata Tavares visualizou a peça como um diamante nas mãos, nascendo assim o puff Diamantado. Todo o desenho do corte em motosserra foi refeito e assim o design foi criado. O Puff Diamantado se tornou uma peça exclusiva do Atelier RT e é um dos ícones da marca.

Já a Poltrona Origami, nasceu inspirada pelo estilo Wabi-sabi, enraizado no zen-budismo e expresso através de elementos orgânicos e naturais de linhas simples, com uma fusão única de conceitos.

Com desenho caracterizado por linhas retas e inclinadas, lembrando as dobras da milenar arte japonesa do origami, vai além do visual. O origami, técnica milenar e mentalmente estimulante, também é relaxante e está ligado à boa sorte, prosperidade e longevidade.

Os ângulos cuidadosamente concebidos na poltrona não apenas induzem um relaxamento profundo, mas também proporcionam um repouso tão intenso que o sono muitas vezes se manifesta. Assim, a poltrona transcende a função de móvel, transformando-se em um portal para um descanso regenerativo e revitalizante.