• qua. fev 28th, 2024

Nem o frio espanta pescadoras em ‘dia só delas’ no Águas do Miranda

No domingo, foi realizada a Pescaria das Mulheres, com várias premiações

PorDa Redação

22 jul 2021
Pescadoras exibem exemplar de Dourados capturado no evento. Foto: Divulgação
Pescadoras exibem exemplar de Dourados capturado no evento. Foto: Divulgação

Nem mesmo o frio do final de semana foi capaz de afastar as pescadoras do distrito de Águas do Miranda, em Bonito-MS. No último domingo (18), foi realizada na comunidade a segunda edição da “Pescaria das Mulheres”, evento que teve como objetivo reunir moradoras e visitantes em um momento de descontração, fazendo que mais gostam.

Ao todo, participaram 85 mulheres em 30 embarcações, com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal, seguindo todos os protocolos de biossegurança em razão da pandemia. A atividade foi organizada por Jaqueline Santos, presidente da Associação de mulheres do Águas do Miranda e Lucimara Henrique, presidente da Colônia de Pescadores Z11.

Participaram 85 pescadoras em 30 embarcações. Foto: Divulgação
Participaram 85 pescadoras em 30 embarcações. Foto: Divulgação

Bem cedo, os botes desceram o rio na praia perto da ponte do distrito. “O evento surgiu através da junção de ideias. Propus uma pescaria entre apenas mulheres na intenção de divulgar e dar visibilidade às mulheres do distrito, assim como também aquecer a economia local atraindo mais mulheres para a comunidade”, explicou Jaqueline ao Rotas do MS. 

A pesca foi realizada em caráter esportivo, na modalidade pesque-solte. Na oportunidade foram escolhidas a Rainha do Rei do Rio, para a pescadora que fisgou o maior Dourado, a Rainha dos Brutos, para aquela que pegou o maior peixe de couro e a Rainha dos Exemplares, para a pescadora que capturou o maior número de peixes. 

Dourado é considerado o Rei do Rio. Foto: Divulgação
Dourado é considerado o Rei do Rio. Foto: Divulgação

“O encerramento iniciou-se às 16 horas, no mesmo local de partida, onde foram feitos os sorteios e a premiação das mulheres que se destacaram durante o evento”, disse. “O evento foi organizado com todo carinho e atenção. Para que tudo saísse bem, contamos com muitas pessoas, amigos e patrocinadores que acreditaram em nosso projeto”, finalizou Jaqueline.