• qua. fev 21st, 2024

‘Não existem mais incêndios florestais em Bonito’, diz Corpo de Bombeiros

PorAnna Gomes

14 jul 2021
Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros MS

Os incêndios florestais que atingiram Bonito e Jardim desde a última quarta-feira (7), já estão completamente controlados desde segunda-feira (12). Conforme o Major André, comandante da operação denominada ‘Panemorfi’ mesmo com as chamas controladas, os militares devem permanecer na região por precaução.

Ao todo, 50 homens do Corpo de Bombeiros trabalharam para conseguir conter os incêndios. A operação também contou com a ajuda dos policiais militares ambientais, Defesa Civil e muitos voluntários.

“Podemos dizer que não existe mais focos de incêndio na região. As equipes continuam prestando apenas o serviço de monitoriamente e rescaldo, que tem como objetivo apagar todos os focos remanescentes que possam reacender as chamas”, adiantou o Major.

Ainda segundo André, uma força-tarefa foi realizada para conter os incêndios, a qual contou com a ajuda dos bombeiros das cidades de Jardim, Campo Grande, Amambai e Ponta Porã.

“A área de mata fechada dificultou o trabalha das equipes, trabalhamos até com aeronaves, as quais realizaram 113 voos e utilizamos mais de 200 mil litros de água para combater os incêndios”.

O Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB), se solidariza com a causa ambiental e parabeniza o trabalho dos militares e de toda comunidade que voluntariamente trabalhou para ajudar a combater os incêndios. De acordo com o Presidente do Instituto, Augusto Mariano os focos de incêndio surgiram após severas geadas, às maiores dos últimos 10 anos. O fato deixou a vegetação muito seca, de fácil combustão, características desta época de inverno.

“Gostaríamos de agradecer aos militares e a todos os voluntários que trabalharam para conter as chamas. Vale lembrar que o fogo não comprometeu as visitações de nenhum atrativo turístico de Bonito e região. Todos os passeios seguem operando normalmente”, disse Augusto Mariano.