• qua. fev 28th, 2024

Uma das maiores dolinas do mundo é no Buraco das Araras

PorAnna Gomes

9 jul 2021

Imaginem uma enorme cratera cercada de vegetação, que serve de habitat natural para as araras vermelhas. Elas constroem seus ninhos nas fendas da pedra e dão um verdadeiro espetáculo de beleza, exibindo suas lindas cores voando de um lado para o outro produzindo seus sons característicos. Imaginou e gostou? Então você precisa conhecer o Buraco das Araras.

Localizado na Fazenda Alegria, em Jardim, o passeio fica a aproximadamente 55 quilômetros de Bonito. O atrativo, hoje, se consolidou como um local para contemplação, observação e fotografia de aves, principalmente as araras vermelhas que são a maioria na região.

O Buraco das Araras fica em uma das maiores dolinas do mundo, sendo a maior da América do Sul. Ela mede aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência.

Ouvir a história do Buraco das Araras e contemplar a riquíssima fauna e flora do lugar mostra que a natureza nos recompensa se cuidarmos dela com paciência e amor.

PASSEIO COM AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO À COVID-19

Todos os atrativos de Bonito e região estão tomando medidas rigorosas contra a covid-19. No Buraco das Araras várias condutas foram adotadas durante este difícil período o mundo está enfrentando.

No atrativo, a quantidade de pessoas foi reduzida e o uso de máscaras é obrigatório. Ao chegar na recepção, o visitante tem acesso a álcool em gel. O passeio realiza a primeira aferição e caso o turista tenha temperatura suspeita, uma outra é feita. Se necessário, a terceira é realizada para garantir a saúde de todos.

O percurso total do passeio é de cerca de 900 metros, com duas paradas para observação – a caminhada é super leve e tranquila. Em cada parada de observação existe um mirante, onde o atrativo também disponibiliza álcool em gel. Os locais são bem estruturados e nos permite ter uma ótima visão do tal ‘buraco’ – que na verdade é uma dolina.

Toda equipe do atrativo foi treinada e está preparada para atender os todos os visitantes. Eles usam máscaras e zelam para que o ambiente esteja limpo e seguro. Devido à pandemia, os grupos são de no máximo 10 pessoas, mais o monitor/ guia que acompanham o visitante durante todo passeio. No Buraco das Araras, o turista terá a oportunidade de desfrutar da observação de aves, especialmente das araras vermelhas.

Logo no começo do passeio, ainda na trilha, já é possível ouvir o canto das araras, que, aliás, são muitas. O local possui aproximadamente 120 delas, sendo 60 casais que voam de um lado para o outro na enorme cratera de arenito, uma formação geológica resultante do colapso de rochas que criam essa enorme cavidade.

Turistas do mundo, além de estudiosos, ficam encantados com o cenário e a quantidade de pássaros que tem no local. Uma coisa que impressiona muito também é que no fundo do Buraco há um lago que é habitado por um jacaré.

Ao final do percurso da visitação dos mirantes, o turista retorna ao quiosque do receptivo para descansar na área de convivência. O atrativo conta com: loja de souvenires, sanitários, área de espera (com TV e café), máquina de cartão, wi-fi, redário e estacionamento. 

Vale ressaltar que o passeio é ótimo para crianças e também fornece toda estrutura aos visitantes que possuem alguma deficiência. Além disso, o Buraco das Araras também tem serviço bilíngue por meio de monitores e guias especializados.