• qua. fev 28th, 2024

Turismo de Bonito comemora um ano de reabertura

PorAnna Gomes

1 jul 2021

Nesta quinta-feira (1), o turismo de Bonito completa um ano de reabertura após a cidade ficar quase quatro meses com as portas fechadas devido à pandemia. A data é considerada uma vitória para os empresários do município e toda região já que eles conseguiram buscar alternativas eficazes para manter a segurança de todos.

O IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito) é um grande parceiro do turismo da cidade. Todo trade turístico trabalhou unido desde o começo da pandemia. Antes da reabertura do turismo, para tentar barrar a covid-19, pelo menos sete protocolos de biossegurança foram implantados, sendo um de cada segmento.  Todas as regras estabelecidas nos documentos ainda estão sendo rigidamente cumpridas pelos empresários do município.

O Presidente do IDB, Augusto Mariano relembrou a responsabilidade de Bonito e do Poder Público para a reabertura do setor, um dos mais impactados durante a pandemia do coronavírus.

“A união dos empresários e do Poder Público resultou na criação dos sete protocolos de biossegurança. Todo trabalho realizado foi por respeito aos nossos colaboradores, turistas e munícipes. Hoje continuamos com as atividades em pleno funcionamento com as devidas restrições, o que tem refletido economicamente no caixa de todos os nossos empreendedores. Nós estamos vencendo a pandemia. Dias melhores virão e temos certeza que estaremos preparados para atender nossos visitantes com muito mais qualidade na grande retomada do turismo”, disse Mariano.

Em março de 2020, quando Mato Grosso do Sul começou a registrar os primeiros casos de covid-19, por precaução, o turismo de Bonito resolveu fechar as portas, mas mesmo assim, todo trade turístico continuou um árduo trabalho na busca de alternativas e na criação dos protocolos de biossegurança. Durante o período de fechamento, todos empresários treinaram seus colaboradores e adequaram suas empresas com as medidas de higiene estabelecidas nos documentos.

No dia 1 de Julho de 2020, o turismo de Bonito e região reabriu as portas, mas adotando uma série de regidas medidas que ainda estão sendo cumpridas a risca. Nos passeios o uso de máscara é obrigatório e a quantidade de visitantes foi reduzida. Todos os equipamentos usados nas atividades são devidamente higienizados e álcool em gel é disponibilizado em vários pontos dos atrativos.

Os hotéis também cumprem as regras estabelecidas nos protocolos. Além do uso de máscara obrigatório e placas de sinalização, toda hotelaria reduziu o número de hóspedes em até 50%. O mesmo aconteceu e segue acontecendo nos bares e restaurantes que também diminuíram o número de clientes para evitar aglomerações.

BONITO É CONSIDERADO DESTINO INTERNACIONAL DE TURISMO SEGURO

Premiado diversas vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito é considerado também uma atração internacional segura. O município recebeu o selo internacional de turismo seguro “Safe Travels”, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC – World Travel & Tourism Council).

O selo foi entregue após o município ter implementado as medidas de biossegurança preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A adoção das normas em saúde e segurança foi fruto dos empresários da cidade que tiveram o apoio do Sistema S.

MAIS AÇÕES

O programa Bonito Seguro auxiliou na elaboração de plano de retomada com as associações representativas do trade turístico; capacitou empresas do município nos protocolos de biossegurança; entregou o selo Bonito Seguro para os empreendimentos que cumpriram 100% das medidas de saúde e segurança; reforçou aos turistas a importância das medidas da vigilância sanitária.