• qua. fev 28th, 2024

O setor de turismo aposta na retomada das atividades em todo o país no segundo semestre do ano. Isso porque, de acordo com pesquisa da agência de viagens online Zarpo, cerca de 90% dos viajantes brasileiros devem viajar até o final de 2021. Um dos principais motivos para esta alta intenção, segundo o levantamento, é a sensação de segurança sanitária por parte dos turistas nos hotéis e resorts nacionais. Juntos, eles são responsáveis por mais de 20% das adesões ao Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, que assegura aos estabelecimentos a adoção de protocolos de biossegurança contra a Covid-19.

“O nosso país foi um dos 10 primeiros do mundo a estabelecer protocolos de biossegurança específicos para o turismo, e isso está sendo reconhecido pela nossa população. É o esforço de um trabalho que vem sendo feito há mais de um ano para garantir que os nossos turistas tenham um ambiente seguro e que o nosso setor atravesse esse momento com firmeza”, declarou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

SELO TURISMO RESPONSÁVEL – O Brasil possui hoje, mais de 28,4 mil adesões ao Selo em 15 tipos de atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições e guias de turismo.

Para solicitar o Selo, o estabelecimento precisa apresentar situação regular no cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur). Após se regularizar, é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. Após esses passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode fazer o download do selo para impressão.