• qua. fev 21st, 2024

Projeto de Lei pode incluir ecoturismo de Bonito e região como atividade essencial

PorAnna Gomes

23 jun 2021

Um Projeto de Lei protocolado na manhã desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa pelo Deputado Estadual Renato Câmara (MDB), pode reconhecer a prática de atividades de ecoturismo de Bonito, Serra da Bodoquena e Pantanal como essenciais durante o período de pandemia.

A proposta Nº 00180/2021, foi feita na Casa de Leis após o parlamentar se reunir na terça-feira (22), com o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, Presidente do IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito), Augusto Mariano e com representantes da Atratur (Associação Bonitense de Atrativos Turísticos de Bonito e Região) ABH (Associação Bonitense de Hotelaria),  Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e Abaetur (Associação Bonitense de Agências de Turismo). Durante o encontro, Renato ouviu as solicitações das entidades e prontamente se propôs a ajudar o setor do turismo.

Desde o começo da pandemia todo trade turístico de Bonito e região trabalhou unido para manter a saúde dos visitantes e colaboradores. O município implantou 7 protocolos de biossegurança e ganhou até prêmio internacional de turismo seguro. Câmara entendeu que o setor do turismo já foi extremamente impactado durante a pandemia. Além disso, o deputado também adiantou que atrativos de ecoturismo têm mais infraestrutura para manter distanciamento e medidas de higiene do que as unidades de conservação.  

 “O Comitê Gestor do Prosseguir autorizou a continuidade das atividades e empreendimentos em unidades de conservação. Os atrativos turísticos em Bonito, Serra da Bodoquena e Pantanal, são similares às unidades de conservação, portanto defendemos que permaneçam abertos. Os empreendimentos colocam no mesmo passeio pessoas da mesma família, do mesmo convívio, evitando assim a aproximação de grupos diferentes. É importante dizer que todos os guias e funcionários mantêm os protocolos sanitários”, defendeu Renato Câmara.  

Para o Presidente do IDB, o Projeto de Lei é um momento histórico e agradeceu o deputado por dar apoio ao turismo de Bonito e região, o qual sofreu e ainda vem sofrendo os impactos causados pela covid-19.

“Quero externar meus sinceros agradecimentos ao deputado Renato e ter ele representando a cidade de Bonito na Assembleia Legislativa. Ele entendeu nossas reivindicações com celeridade e protocolou o projeto de lei que vai beneficiar muito nosso setor. Obrigado por sua sensibilidade e rapidez, deputado”, disse Augusto Mariano.