• qua. fev 21st, 2024

Bonitenses realizam ações na semana do Meio Ambiente

PorAnna Gomes

7 jun 2021

Em uma conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) em Estocolmo, a primeira grande reunião com chefes de estado sobre a degradação do meio ambiente, deu origem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho de 1972.

A data foi instituída com o objetivo de mobilizar a população em nível global sobre a importância de se conscientizar e agir em prol do meio ambiente e é celebrada anualmente, desde 1974.

Mais de 150 países participam, nesse dia, do maior evento anual de ação ambiental, organizada pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), envolvendo autoridades governamentais, grandes empresas, ONGs, figuras públicas e celebridades, que saem em defesa das causas ambientais.

Então, em 1981, no Brasil, por meio de decreto, o Governo determinou o período de 1 a 5 de junho como a Semana do Meio Ambiente em todo o território nacional, a fim de promover a preservação das riquezas naturais do País.

Em Bonito, a Semana do Meio Ambiente de Bonito, em 2021, ficou um pouco diferente em razão da pandemia. O objetivo foi voltado em ações práticas de limpeza, doação de mudas e conscientização da população bonitense sobre a importância da coleta seletiva e dos profissionais que atuam nessa função.

“Ao separar e destinar nossos resíduos, contribuímos com a diminuição do impacto ambiental que exercermos sobre a natureza e somos solidários para o fortalecimento da Economia Circular em nossa cidade”, destacou a Secretaria de Meio Ambiente de Bonito.

A organização da Semana do Meio Ambiente foi uma ação de parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o IASB que teve como objetivo unir esforços de diferentes atores locais para fortalecer a temática da Campanha “Bonito é Reciclar” com o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização dos profissionais que atuam com coleta e comercialização de resíduos em Bonito.