• qua. fev 28th, 2024

Costa Rica-MS traça plano municipal para se consolidar como Capital dos Esportes de Aventura

Município é conhecido pelas belas cachoeiras na região norte de MS

PorDa Redação

28 maio 2021
Município de Costa Rica é conhecido pelas belezas naturais. Foto: VisitMS

Berço de belezas naturais exuberantes, o município de Costa Rica-MS, localizado a aproximadamente 384 quilômetros de Campo Grande, quer se consolidar como a Capital dos Esportes de Aventura do Centro-Oeste. Inclusive, já tem até um evento ‘radical’ previsto para ano que vem, porém, ainda é preciso melhorar a infraestrutura para recepção de turistas e desportistas, tendo em vista que muitos atrativos sequer têm licença ambiental.

Por este motivo, o prefeito Cleverson Alves dos Santos esteve reunido na quinta-feira (27) com o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, para apresentar algumas demandas da administração municipal, entre elas a necessidade de mais investimento em turismo. “A gente está elaborando o Plano Municipal de Turismo e o governo vai ser parceiro, auxiliando em melhorias na infraestrutura e organização”, disse.

Costa Rica é famosa por suas cachoeiras. Foto: Divulgação
Equipe da Fundesporte durante visita em Costa Rica. Foto: Divulgação

Ou seja, no encontro ficou definido que assim que o Plano estiver pronto, a prefeitura irá encaminhar ao governador que, por sua vez, vai determinar como será feita a ajuda. “Será um convênio com repasse de recursos e aporte das equipes técnicas e equipamentos”, explicou Cleverson. O prefeito destaca que, nestes primeiros cinco meses de gestão, constatou ao menos quatro itens que precisam ser executados com urgência no setor de turismo.

Por enquanto, a principal urgência é o Plano Municipal de Turismo, porém, em seguida vem o licenciamento dos pontos turísticos. “Muitos não têm licenciamento ambiental. Tirando os parques da cidade, os demais não estão totalmente regularizados”. É preciso ainda otimizar as estruturas dos receptivos e, por fim, colocar em andamento o projeto do voucher único, que é uma medida que garante pagamento de taxas, guias e serviços de uma só vez.

Em abril, uma equipe da Fundesporte (Fundação Estadual do Desporto e Lazer) esteve em Costa Rica. O objetivo  da visita foi analisar com detalhes e fazer levantamento a respeito da estrutura oferecida para sediar eventos que unem esporte e natureza, como caminhada e corrida em trilha (trekking, por exemplo), ciclismo de montanha (mountain bike), rapel, escalada, canoagem, arvorismo, descida em corredeiras com botes (rafting) e tantas outras.