• qua. fev 21st, 2024

‘Passarinhada’ coloca visitantes pertinho de aves no Pantanal

As vagas são gratuitas e limitadas

PorDa Redação

13 maio 2021
Passarinhada será realizada no dia 22, em Corumbá. Foto: Divulgação
Passarinhada será realizada no dia 22, em Corumbá. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, promove no próximo dia 22 de maio, a observação de aves no Parque Municipal de Piraputangas. Batizado de “Passarinhada”, o evento busca promover a educação ambiental estimulando o contato com a natureza através da prática de observação de aves. As vagas são gratuitas e limitadas. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3907-5385 e pelo e-mail fmap.corumba@gmail.com.

Passarinhada

As aves são dotadas de características que instigam as pessoas a admirá-las e a preservá-las. Simbolismos de voo que remetem à liberdade, cantos afinados e melodiosos com grandes composições que encantam as pessoas, cores chamativas e danças incríveis. Tendo essas características em vista, as aves acabam por ser excelentes instrumentos de educação ambiental e de aproximação das pessoas de ambientes naturais.

Corumbá, devido a sua localização dentro da planície pantaneira e a diversidade de paisagens acaba comportando muitas espécies de aves inclusive dentro da área urbana. Essa fauna que habita ou utiliza a cidade como rota de passagem acaba sendo impactada pelas ações humanas, algumas vezes até agredida. Logo o presente projeto vem com o objetivo de despertar as pessoas para a biodiversidade do entorno, utilizando as aves como bandeira.

Por ser uma atividade praticada ao ar livre e que pode ser realizada inclusive de forma individual, a observação de aves pode ser estimulada mesmo em tempos de pandemia. É uma atividade que promove a curiosidade das pessoas de explorar novos locais e até novas cidades, um tipo de turismo sustentável que prioriza a interação com a natureza, trazendo benefícios econômicos, sociais e ambientais.