• qua. fev 28th, 2024

Turismo e cuidado com a natureza andam lado a lado, em Bonito e região

PorAnna Gomes

8 maio 2021

Hoje, 8 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Turismo. Pensando nisso, não podemos esquecer que a conservação da natureza tem enorme potencial de desenvolvimento socioeconômico, sendo o turismo uma das atividades com maior capacidade de proteção ao meio ambiente.

Ao atrair pessoas para conhecerem, de maneira responsável, paisagens e belezas naturais do país, o setor, um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19, mostra que é possível unir estes dois pontos. Bonito e região são exemplos de turismo em áreas naturais, estando entre as opções mais promissoras e seguras para este momento em que se deve evitar aglomerações.

A natureza cada vez mais estará no centro da atividade turística. O longo período de isolamento social provocado pela pandemia realçou a importância de valorizarmos e protegermos nossos ambientes naturais, que têm um papel importantíssimo para o bem-estar e a saúde das pessoas. O turismo de Bonito é realizado em áreas naturais e está entre as experiências que mais trazem segurança ao viajante neste cenário de Covid-19.

Bonito é uma cidade diferenciada. Além de ser um pólo de ecoturismo conhecido mundialmente, tem como principal atração suas paisagens naturais. É rico em grutas, cavernas, rios de águas cristalinas para mergulhos e flutuação, cachoeiras e dolinas. Isso sem falar da fauna rica que o lugar abriga também.

A riqueza na diversidade das espécies de árvores, pássaros, animais silvestres atraem turistas do mundo todo. Sabe tudo que falam sobre a beleza de Bonito? É verdade!

O IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito) é um grande parceiro do turismo da cidade. Todo trade turístico trabalhou unido desde o começo da pandemia e sempre buscou alternativas para manter a segurança de todos.  A cidade, também conhecida como ‘Capital do Ecoturismo’, possui sete protocolos de biossegurança, o que a fez ter o reconhecimento mundial, já que o município recebeu o selo internacional de turismo seguro “Safe Travels”, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC – World Travel & Tourism Council).

“Neste dia 8 de maio quando comemoramos o Dia Nacional do Turismo e devemos ter orgulho de Bonito, o melhor destino de ecoturismo do Brasil. Uma cidade referência de gestão turística ambiental, aonde a conservação e a preservação da natureza vêm em primeiro lugar. Os empresários, munícipes e nossos visitantes, de maneira inteligente e sábia, utilizam a natureza para lazer, descanso, se desestressar, mas cuidam dela para que as futuras gerações a recebam muito melhor do que recebemos das gerações passadas. Esse é o compromisso que temos com a natureza e com o meio ambiente”, Disse Augusto Mariano, Presidente do IDB.