• qua. fev 28th, 2024

A partir de abril, viajar de ônibus fica mais caro em MS

Agepan publicou portaria que estabelece reajustes em todo o estado

PorDa Redação

30 mar 2021
Reajuste passa a valer a partir de abril. Foto: Agepan
ônibus-na-rodo-CG-615x372

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) publicou nesta terça-feira (30), a Portaria nº 195, que estabelece o percentual de reajuste para as tarifas praticadas no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado de Mato Grosso do Sul.

O índice é de 4,56%, conforme apontou a Nota Técnica CRET n° 02/2021/DTR/AGEPAN, com a aplicação da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Antes da publicação da portaria, a Nota Técnica foi submetida à Consulta Pública destinada a dar conhecimento e transparência ao processo de reajuste, e receber sugestões, comentários e contribuições.

Março é o mês da data-base para definição do reajuste anual das tarifas do transporte, que entram em vigor sempre em 1º de abril. Em 2020 esse processo foi postergado, tendo sido aplicado apenas em julho, em razão da situação de calamidade provocada pela pandemia.

A Portaria 195 traz a tabela com os coeficientes tarifários das linhas estruturais, regionais (com ou sem característica de transporte urbano) e locais. O coeficiente equivale ao valor do quilômetro rodado em cada linha.