• qua. fev 28th, 2024

Estância Talismã é atrativo para quem busca curtir cachoeira no bate e volta

Belezas naturais podem ser encontradas em Jaraguari-MS

PorTayana Vaz

17 mar 2021
Estância Talismã

Sabe aquele sentimento de leveza e liberdade ao curtir um dia de descanso em um lugar surpreendente? São esses sentimentos que os visitantes carregam após aproveitar o dia na Estância Talismã, no Caminho dos Ipês, entre o município de Jaraguari-MS e o distrito de Rochedinho-MS.

Paz e sossego é um dos espetáculos que o lugar oferece e a reportagem do Rotas do MS indica a Talismã para aqueles que desejam fazer as famosas viagens bate e volta, ou seja, você não leva nem 2h para chegar ao local.

Há dois anos o atrativo turístico do município movimenta e atrai visitantes no local e o acesso se dá por Rochedinho na MS-010, ou saindo de Jaraguari, cerca de 40km pela MS-244.

A natureza é de encher o peito de satisfação por conhecer a Talismã (Foto: Tayana Vaz)

O caminho da viagem é por estrada de chão, mas a gente garante que é recompensador quando vemos a placa do atrativo e somos recepcionados com hospitalidade pelo casal proprietário Ademilson Lopes e Islaine Lopes.

A primeira impressão do local já é incrível, tudo muito bem organizado e estruturado para receber quem contemplar a natureza, descansar na rede, saborear uma comida feita no fogão de lenha que é de lamber os dedos.

Estância dispõe redário para quem deseja relaxar (Foto: Tayana Vaz)

Aos aventureiros, é possível fazer trilha no local, mas quem deseja ficar apenas na beira da cachoeira, é possível almoçar por lá mesmo. São apenas 800m da sede até a ‘cachu’ e o trajeto pode ser feito de carro ou caminhando.

A Estância Talismã segue todos os protocolos de medidas de biossegurança em razão da pandemia do coronavírus, por isso, o visitante faz o agendamento antecipadamente e pode fazer o passeio em família despreocupado.

Todas as idades conseguem desfrutar do local com muito prazer, ou seja, é um roteiro atrativo para os avós, criançada e toda a família, desde que sigam as orientações do local.

Da produção de leite ao atrativo turístico

Ademilson e Islaine (Foto: Arquivo Pessoal)

Desde 2010 o casal toma conta da propriedade e o carro chefe até meados de 2018/19 era a produção de leite, um trabalho árduo feito por Ademilson que com o tempo viu que a atividade exigia muita mão de obra, pouco retorno financeiro e quase nada de satisfação pessoal.

Antes mesmo de ser um atrativo turístico, o casal conta que o “pessoal da bike” foram os pioneiros a frequentar o local e praticamente descobriram o ouro que a propriedade possui.

Muita gente passou a comparecer na Estância e usufruir da cachoeira localizada ao fundo da propriedade, mas ao perceber que estava virando “bagunça” e sem controle a movimentação no local, Ademilson viu sua propriedade como um grande negócio para a família além da atividade leiteira.

Investimentos começaram a ser feitos – e ainda continuam – com o objetivo de recepcionar os visitantes. Islaine morava em Campo Grande e voltou para a Estância com intuito de tocar o negócio junto com o marido, e desde então, ela se dedica fortemente para garantir um local impecável e refeições variadas durante os dias de visitação.

O casal fala que às vezes tem ajuda de familiares, mas todo o trabalho pesado de garantir um lugar encantador é feito pelos dois.

Sempre projetando novidades para receber turistas sem perder a essência natural, hoje quem passa pelo local pode garantir boas refeições, trilha e contemplação da natureza, e principalmente, a Cachoeira do Salto do Jatobá que tem cerca de 5m de altura e é de ‘lavar a alma’.

Cachoeira do Salto do Jatobá – Estância Talismã (Foto: Tayana Vaz)

O turismo local é aliado com a agricultura familiar e tudo é oferecido com muito carinho e cuidado pelo casal, e quem gosta de um queijo fresquinho e pão caseiro, pode garantir na volta pra casa.

Serviço

Com funcionamento de quarta-feira a domingo, das 7h30 às 16h30, a entrada é por pessoa para desfrutar do espaço, sendo oferecidos pacotes com muito custo-benefícios para os visitantes:

  • Trilha + cachoeira: 20,00
  • Somente a entrada para a cachoeira: 25,00
  • Café da manhã: 30,00
  • Entrada + almoço + cachoeira: 75,00
  • Entrada + Café da manhã + almoço + banho de cachoeira: 105,00

Aos que desejam realizar confraternização ou reunir um grupo em família, a Estância Talismã faz reservas para alugar o espaço.

Todos os agendamentos podem ser feitos através do telefone (67) 9 9649-3590.

Um panorama sobre o que você vai encontrar na Estância Talismã (Vídeo: Tayana Vaz)