• qua. fev 21st, 2024

No dia 27, o turista vai subir o morro e contemplar a lua pertinho da Capital

Sarau da Trilha da Lua Cheia terá delicioso jantar com comida caseira e apresentações culturais

PorDa Redação

22 fev 2021
Furnas do Dionísio tem ao menos 25 trilhas com várias cachoeiras, pertinho de Campo Grande. Foto: Tayana Vaz
Furnas do Dionísio tem ao menos 25 trilhas com várias cachoeiras, pertinho de Campo Grande. Foto: Tayana Vaz

Na noite do próximo dia 27 de fevereiro, na Furnas do Dionísio, região de quilombos localizada ao sul do município de Jaraguari-MS, a aproximadamente 44 quilômetros de Campo Grande-MS, será realizado o Sarau da Trilha da Lua Cheia. O evento terá passeios pelas matas da região, com banho de cachoeira à noite, jantar e apresentações culturais com artistas locais.

Segundo o guia de turismo Osvair Barbosa, o passeio tem início a partir das 17 horas e, inicialmente, o encontro para a partida será no Recanto da Ceci, uma das principais referências da área. A trilha seguirá rumo ao morro do Poeira, onde haverá contemplação da lua cheia no mirante. “Uma das vistas mais belas que já vi na vida. Quem participar, jamais irá esquecer”, disse Osvair.

Turistas sobre ponte que dá acesso à cachoeira do Recanto. Foto: Tayana Vaz
Turistas sobre ponte que dá acesso à cachoeira do Recanto. Foto: Tayana Vaz

Após a contemplação, o grupo desce o morro e segue para as cachoeiras , onde deve permanecer até por volta das 22 horas. “É importante que cada turista traga uma iluminação, seja uma lanterna ou a luz do próprio celular”, destacou. Em seguida, o grupo retorna para o Recanto da Ceci, onde será servido um delicioso jantar com comida caseira. Os ingredientes são produzidos pelos próprios moradores, como animais de criação, frutas, verduras e legumes direto da horta.

Haverá também duas apresentações culturais, com artistas da região. No local existe um barracão coberto, com internet Wi-Fi, banheiros, chuveirão e bar com água, refrigerante, cerveja e até sorvete. O valor por pessoa é de R$ 70 e os interessados devem agendar com Osvair pelo telefone 67 9976-7087. Também há opção para acampamento com café da manhã e trilha no dia seguinte. O valor deve ser consultado com o guia.

Região de quilombos, a Furnas do Dionísio é uma das principais comunidades negras de Mato Grosso do Sul, berço de gente acolhedora e celeiro de belezas naturais incríveis. Lá o turista consegue desfrutar de cachoeiras, trilhas e morros. Ao todo, são mais de 25 trilhas, além de opções de trilhas de moto e mountain bike, em contato direto com a natureza.

Como chegar

Para chegar lá, usando a Capital de Mato Grosso do Sul como referência, siga pela rodovia MS-010, saída da UCBD, sentido a Rochedinho. Ao passar por Rochedinho, o viajante irá encontrar uma estrada vicinal e deve seguir por ela por alguns quilômetros, até chegar a um entroncamento, onde está a pedra com pinturas de Dionísio e Tia Eva. Lá, vire à direita e siga por alguns quilômetros até chegar a mais um cruzamento. Aqui, virando à esquerda, terá acesso ao Recanto da Ceci. Não há motivos para preocupação, pois todo o trajeto é sinalizado com placas.

Travessia pelos córregos faz parte das trilhas nas Furnas do Dionísio. Foto: Tayana Vaz
Travessia pelos córregos faz parte das trilhas nas Furnas do Dionísio. Foto: Tayana Vaz