• qua. fev 28th, 2024

Juanita: restaurante com o pacu assado na brasa mais famoso de Bonito

PorAnna Gomes

15 fev 2021
juanitacapa nova

O Juanita é um dos restaurantes mais famosos da cidade e quem estiver visitando Bonito sem dúvidas, precisa conhecê-lo. O ambiente além de ser climatizado, tem uma linda decoração, ótimo atendimento, harpista tocando ao vivo e a comida até dispensa comentários de tão maravilhosa que é.

A história do restaurante é feita a base de muita luta e força de vontade de uma mulher chamada Juanita Battilani. Nascida em Bela Vista na década de 60, ainda criança ela já demonstrava ter amor pela cozinha e seus temperos.

O tempo foi passando e a paixão pela cozinha só aumentou. Juanita se mudou para Bonito em 2006, onde foi chef de cozinha de dois renomados hotéis da cidade. Com o passar dos anos, a forte mulher resolveu criar coragem e abriu seu próprio negócio.

Primeiro, Juanita abriu uma marmitaria e fornecia alimentos para mais de 100 famílias diariamente. A mulher apesar de muito forte e corajosa, passou por algumas dificuldades com o seu negócio, pois a sua dedicação com as panelas não lhe deixava tempo para cuidar da administração.

Há oito anos, com muito esforço e ao lado de seu esposo Jeferson e sua filha Dominique, Juanita conseguiu construir o seu próprio restaurante. A princípio, o espaço fornecia o serviço self service, onde criou o sistema de mensalistas e atendia mais de 150 famílias bonitenses,  mas mesmo assim, Juanita ainda tinha algumas dificuldades e notava que faltava algo para completar o seu estabelecimento.

Há sete anos, seu filho, Jean Pierri, formado em direito, mas empreendedor por paixão, veio morar em Bonito para ajudar a mãe no restaurante. Após um estudo na região, há cinco anos, Pierri achou necessário mudar o tipo do serviço do Juanita, migrando do estilo self service para o sistema à la carte, e deu muito certo.

Sempre pensado em pratos diferentes, na busca de um peixe e de um prato que ainda não tivesse como carro chefe de outro restaurante de Bonito, Jean Pierri e sua Mãe chegaram ao divisor de águas do Juanita, criaram o prato ‘Pacu na Brasa sem espinhas’ que é o prato mais procurado pelos clientes.

RESTAURANTE JUANITA

Logo quando você entra no restaurante já é muito bem recebido por seus funcionários que além de muito alegres, são super educados. O local possui dois ambientes, sendo um deles totalmente climatizado com ar condicionado e outro ao ar livre.

A decoração é linda e é uma aula de história da família de Juanita. Descendentes de paraguaios, italianos e franceses, os proprietários tentaram colocar um pouquinho da família em cada canto do restaurante.

Pensando em não deixar morrer a cultura fronteiriça, fotos, louças, quadros, a música com harpa e todos os adereços que estão no restaurante são da família dos proprietários.

Além do ambiente delicioso, não podemos esquecer do cardápio que é muito especial. Com uma grande variedade de pratos, o Juanita também serve várias porções. Drinks, cervejas, vinhos, refrigerantes e sucos também são servidos. “Aqui o tempero mais usado é o amor’’, diz Jean Pierri sobre o restaurante.

O espaço é enorme e possui 160 lugares. Os proprietários dão muito valor em seus clientes e costumam ir cumprimentá-los em todas as mesas. O restaurante também tem estacionamento próprio e 42 funcionários trabalhando para melhor atender os clientes. Na alta temporada aumenta e chega a 50.

Sempre com uma visão empreendedora, Jean Pierri não descansa e sempre está pensando em trazer novidades para o restaurante. Ele adianta que em breve o local vai passar por algumas mudanças.

Além das mudanças no tradicional restaurante. O Juanita cresceu e está com o ‘Boteco Juanita’, na famosa Vila Rebuá e em breve vai inaugurar o ‘Crepierri’ que vai ter crepe francês de vários sabores.

RESTAURANTE PREMIADO

Logo após a sua mudança para o sistema à la Carte, com os comentários dos turistas e clientes da região, em 2015, o Juanita recebeu do site TripAdvisor o seu primeiro certificado de excelência, sendo homenageado na Câmara Municipal de Bonito.

O restaurante recebeu o mesmo prêmio nos anos de 2016, 2017, 2018 e entrou para o hall da fama do TripAdvisor em 2019 por ter conquistado o certificado de excelência durante cinco anos seguidos.

Ainda em 2019, o Juanita recebeu o certificado de excelência do site Restaurant Guru. O  restaurante também foi escolhido como um dos ícones da gastronomia local nas duas edições da Mostra Gastronômica do Festival de Inverno.