• qua. fev 28th, 2024

O paraíso existe e fica em Jardim

PorAnna Gomes

11 fev 2021
recantocapa

Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata vai te encantar

O Recanto Ecológico Rio da Prata é uma propriedade particular localizada em Jardim, a 51 quilômetros de Bonito. O local é um paraíso para os amantes da natureza e seu principal atrativo é a flutuação pelas águas cristalinas do Rio Olho D’água. Além dele, é possível andar a cavalo, fazer mergulho de cilindro e observação de aves.

O passeio é realizado em pequenos grupos, com o acompanhamento obrigatório de um guia especializado. Sua duração é de aproximadamente 4 horas.

Ao chegar à fazenda, os visitantes recebem os equipamentos adequados, já incluído no valor, composto por roupa de neoprene, bota, máscara, snorkel e colete de salva-vidas (apenas para quem desejar). Há um vestiário para se trocar e é proibido usar protetor solar e repelente.

Depois de prontos, os turistas seguem com o guia de caminhonete até a RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, onde fazem uma trilha agradável pela mata ciliar do Rio da Prata, que possui uma vegetação exuberante, com árvores centenárias, até chegarem à nascente do Rio Olho D’água, onde inicia-se a flutuação. Se você der sorte poderá avistar alguns animais, como macaco prego, quati, cotia, aves, entre outros durante a caminhada.

Ao chegar à nascente do Rio Olho D’água o guia passa algumas valiosas instruções e inicia o treinamento, dentro de uma área limitada, que é uma piscina natural de águas cristalinas, para uma melhor adaptação da máscara e snorkel. Ele também ajuda todos a se equiparem e recomenda o uso de coletes salva-vidas em alguns casos.

Após a preparação inicia-se a flutuação ao longo de cerca de 1.450 metros até o encontro dos rios Olho D’Água e o Rio da Prata.

A suave correnteza leva os visitantes a um incrível passeio pelas águas cristalinas do rio, onde dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas poderão ser observados. Cardumes com peixes coloridos são facilmente avistados e, se você der sorte, poderá ver jacaré, sucuri ou até mesmo uma lontra. O guia acompanha o grupo o tempo todo e dá explicações durante algumas partes do trajeto.

Ao chegar ao encontro dos rios Olho D’Água e o Rio da Prata você terá a opção de escolher entre continuar flutuando por mais 500 metros, sendo que neste ponto a água deixa de ser tão cristalina, ou embarcar em um pequeno barco a motor até o ponto final do passeio. Nesse trecho é realizado o mergulho de cilindro também.

Almoço

O almoço na fazenda está incluso no valor da flutuação e é servido a partir de 11:30 no esquema buffet no restaurante da fazenda. A comida é caseira, com pratos locais extremamente saborosos e feitos em forno a lenha. A salada é feita com folhas da horta local e as sobremesas são típicas e feitas também na fazenda.

Quem faz o passeio pela manhã pode aproveitar o almoço após o passeio e quem faz à tarde pode chegar mais cedo para almoçar. As bebidas são pagas a parte.